COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

quarta-feira, 16 de março de 2011

COZINHAS DE MINAS


"Seria tão bom, como já foi..."... A alma mineira vive de saudade. Tenho saudade do que já foi, as velhas cozinhas de Minas, com seus fogões de lenha, cascas de laranja secas, penduradas, para acender o fogo, bule de café sobre a chapa, lenha crepitando no fogo, o cheiro bom da fumaça, rostos vermelhos. Minha alma tem saudades dessas cozinhas antigas...( Rubens Alves)












As cozinhas de fogão de lenha não resistiram ao fascínio do progresso. As donas de casa, em Minas, por medo de serem consideradas pobres, dotaram suas casas de modernas cozinhas funcionais, onde o limpíssimo e apagado fogão à gás tomou o lugar do velho fogão de lenha. As cozinhas, agora, são extensões da sala de visitas. Mas isto é só para enganar. A alma delas continua a morar nas cozinhas velhas, agora transferidas para o quintal, onde a vida é como sempre foi. Lá é tão bom, porque é como já foi. (Rubens Alves)





 Como bem disse Rubens Alves, a maioria das casas por aqui, tem suas cozinhas com fogão à lenha do lado de fora.
Estas ultimas imagens são da minha cozinha, já mostrei muuuitas vezes pra voces, ela é dentro de casa mesmo, não abro mão da tradição mineira , onde a familia se reunia na cozinha para prozear, é aqui que nos reunimos para o café da manhã, o almoço, a merenda, o jantar, e o bate-papo à noite, com cafezinho, pipoca,bolinho , ou um cházinho de alfavaca com biscoito de polvilho. A vida aqui no meu cantinho, começa na minha cozinha, em volta do fogão de lenha.


beijinhos
Tina

24 comentários:

  1. porque é na cozinha, ao lado do fogão de lenha fumegante que contamos nossos "causos", nos esquentamos do frio, aquecemos nossas serpentinas.
    Como é bom ser mineira...não tenho dinheiro que compre ou pague essa oportunidade !

    bom dia !

    ResponderExcluir
  2. Cara Tina,

    Linda esta postagem sôbre cozinhas de Minas.
    Preciso mais tempo para reler, olhar cada detalhe e, se possível, sentir cada aroma que estes espaços produzem....
    Muito lindo mesmo.
    Abs
    Otavio/Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Sabe que o meu sonho é ter um fogão a lenha, assim que fizer a varanda na minha casa de Minas, vou fazer um junto com a churrasqueira, acho lindo. Quando vou para minha casa, adoro sentar na varanda e sentir o cheiro da lenha queimando do fogão de lenha da vizinha, acredita eu gosto, é diferente. Aqui as pessoas me acham louca, não sou mineira, mas claro que minha avó materna era, minas é tão pertinho. Beijos Eliane

    ResponderExcluir
  4. Tina em cada detalhe a baba caia...srsrsrsr
    Adoro o estilo daqui de Minas, o prato esmaltado então...amo tudo isso!!!!
    Bjs, minha linda.

    ResponderExcluir
  5. Este Post está carregado de significado e saudade. Desde então houve uma transformação radical, não é mesmo Tina?
    Também eu tenho muitas e boas recordações das nossas antigas cozinhas Beirãs. Ando a ver se consigo umas fotos de antigas cozinhas antigas de Forninhos, mas já há muito poucas. Nas cozinhas beirãs havias lareiras grandes em pedra, onde eram colocadas panelas de ferro com 3 pernas. Tinham um canto para a lenha, por cima o fumeiro para secar as morcelas, farinheiras, chouriças e o presunto. Passavam-se muitos serões ao redor da lareira. As lareiras hoje são outras, com outros estilos e outro material. Nas casas modernas já não se faz fumeiro.
    Nalgumas havia a presença da maceira (móvel em madeira onde se amassava o pão), pois ao longo dos anos a confecção do pão tinha bastante relevância na economia rural. Na cozinha dos meus avós maternos havia uma parede onde eram dependuradas as panelas
    Recordar é Viver!

    ResponderExcluir
  6. Tina foi lindo encontrar você!
    Essa postagem remete-me a minha infância da qual tenho boas lembranças, principalmente da cozinha com fogão de lenha... e com texto de Rubem Alves que retrata de maneira peculiar o passado(mineiro.)
    Fiquei encantada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Adorei essas cozinhas de Minas, a sua em especial, no meu Recanto também tenho um fogão de lenha por quem sou apaixonada...tudo muito lindo!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Querida Tina!
    Quantas doces memórias cabem nestas antigas cozinhas mineiras... Fico imaginando o aroma dos quitutes, o calor aconchegante nas noites frias e as conversas à beira de um fogão de lenha...Tudo tão acolhedor e genuinamente mineiro!
    Mesmo sendo da geração do fogão à gas e das modernidades das cozinhas emergentes, trago no fundo da alma, uma saudade desse tempo, em que a vida era mais simples e suave... E hoje mesmo lembrei-me de como me pareço com os meus parentes de Minas, no jeito de pensar na vida e nas memórias escondidas pelo tempo...
    Linda postagem , minha amiga...Lindo texto do Rubem Alves!
    Abraço carinhoso neste teu generoso coração de Minas!
    Teresa

    ResponderExcluir
  9. nao é merenda Tina, é quitanda!!! rsrs bjo

    ResponderExcluir
  10. LINDO, LINDO, LINDO...saudades grandes da minha terrinha querida. Minha avó também foi obrigada a colocar seu fogão à lenha no quintal, já que a casa teve que mudar(modernidades), mas ela não abriu mão de usá-lo, assim como tb o forno a lenha, onde faz muitas coisas gostosas, que só os mineiros sabem fazer.
    Bjks e obrigada pela honra da sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite linda!

    Quantas saudades você me despertou da coziha de minha avó Marianna Cimini. O fogo crepitava sempre e minha madrinha Floriza, uma velha india estourava as pipocas pra meninada. Só faltaram as espigas de milho alho dependurada e o gato no lenheiro.
    Que o Mensageiro Divino continue lhe iluminando pra postar coisas tão belas pra alegrar esse mundo de tantos desafios.
    Te gosto muito,

    MAZZA

    ResponderExcluir
  12. Lindo, lindo, Tina !
    Adoráveis cozinhas onde não só de pão vive o homem...

    Ainda vou ter a minha !

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. EU TAMBÉM ADORO UM FOGÃO A LENHA,TENHO UM E NÃO PASSO UM DIA SEM ELE,E NA COZINHA QUE NÓS NOS REUNIMOS PARA CONVERSAR E TOMAR UM DELICIOSO CHIMARÃO E NOS AQUECER DO FRIO QUE JA ANDA DANDO AS CARAS POR AQUI ABRAÇOS E UM ABENÇOADFO FIM DE SEMANA

    ResponderExcluir
  14. Tiiiiiiiiiina, não consigo sair mais dos seus blogs, menina!Comecei c/ os bambús e a cada postagem acabo seguindo pra outra. Parabéns, tudo aqui élindo demais da conta. Grande beijo

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho uma saudade guardada aqui dentro! Uma saudade de algo que não vivi, mas que meu pai viveu. Ele foi criado no interior - na cidade de Itapanhoacanga no Serro - MG e me contava as histórias de lá e de sua infância! Como eu queria ter vivido lá e visto e sentido todos os cheiros e gostos e visto tantas coisas que só alguém de lá pode viver! Enfim, vivo com saudade disso... mas tenho "isso" dentro de mim, herdado, graças a Deus! Por isso estou devagarinho fazendo meu cantinho, minha casinha como se eu vivesse lá!! Parabéns pelo seu blog! Gostoso demais! Bj, Selma Simões

    ResponderExcluir
  16. Essas cozinhas antigas são tão lindas e românticas.
    Além de eu ter uma natureza romântica eu também adoro coisas antigas.

    ResponderExcluir
  17. Que saudade da cozinha da casa da minha avó materna no sítio. Saudades da minha infância, do aroma do café feito no fogão à lenha, de ficar olhando a fumaça sair pela chaminé e ajudar a cortar e armazenar a lenha. Por isso mora no cntro da cidade mas não abro mão do meu fogão à lenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Tina,nao vou dizer que tenho saudades disto pois vivo isto todos os dias.Moro na roça,só cozinho no fogao a lenha com direito a gato no rabo do fogao e carne pendurada pra pegar o gostinho da fumaça pra depoi ser cozida no feijao.Ah,tenho tambem um forno a lenha feito de tijolinho e barro de formigueiro.Amo meu cantinho simples e aconchegante.Amei o seu blog.È gostoso compartilhar essa nossa mineirice.beijos Fátima

    ResponderExcluir
  19. OI TINA A PAZ DE DEUS , AMEI TUDO DEUS ABENÇOE VC MUITO DE SUA IRMA DESCONHECIDA SOLANGE DA SOLEARTNOIVAS , INCONFIDENTES MG

    ResponderExcluir
  20. EU TENHO UMA CASA NA ROÇA COM FOGÃO DE LENHA, LAGOA, AMO TUDO

    ResponderExcluir
  21. Vejo tudo isso com muita saudades, hj na cidade grande só penso que vou passar alguns dias em Minas..tempo não deicha . Curtao e mantenhão a tradiçao..um abraço Bauer

    ResponderExcluir
  22. Eu sou uma mulher moderna, minha cozinha é toda branca...mas meu fogão a lenha, ahhh! meu fogão a lenha... deste amor não abri mão não, esta dentro da minha cozinha e faz um enorme sucesso!!Amei os posts acima.Bjks em todas as amantes do fogão a lenha!!

    ResponderExcluir
  23. por favor Tina, fale um pouco sobre o "carro de boi", serviu muito na lida na roça e hoje se encontra na maioria das vezes abandonados e esquecidos.

    ResponderExcluir
  24. eu também adoro ver coisas antigas e adoro comida feita no fogão a lenha eu queria ser daquele tempo antigo a vida era mais simples e muito mais gostosa de se viver hoje em dia a unica coisa que eu acho que ficou melhor é o avanço da medicina o resto é resto.

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar