COMUNICADO

GENTE QUERIDA

MUITAS AMIGS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COLOCAR SEUS COMENTÁROS AQUI NO MEU CANTINHO.

ALGUMAS DISSERAM QUE CONSEGUIRAM COMENTAR COM O MOZILA...TENTE TAMBEM...QUEM SABE DÁ CERTO

BEIJINHOS

AMO VOCES!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

MAR DE MINAS


“O mar, meu filho, é uma espécie de saudade...”. Guimarães Rosa

Não haverá estudo decente sobre a alma mineira que exclua o mar. O mar, paradoxalmente, é algo mineiro. É algo que participa da psicologia de Minas. Não, claro, no dia-a-dia dos mineiros. Mas nos desejos distantes traduzidos naquele leve desabafo: “ah, se eu estivesse...”.
Achei engraçada, tempos atrás, uma publicidade que vi: belas fotos de lugares típicos de Belo Horizonte. Só que atrás de todos eles havia, para espanto e prazer, o mar. Foi uma vingança divertida contra a natureza.
O leitor já presenciou um encontro do mineiro com o mar? Eu já. Abandona-se tudo, roupas pelo caminho, carro na calçada, mãe no hospital, tudo passa, na lógica sedenta de sal, a ser secundário e pouco importante, frente às azuis possibilidades marítimas.
O mineiro, conformado porque é o jeito, agora deu para zombar do mar. Li, dia desses, em camiseta, a seguinte frase: "Eu tenho pena do mar porque ele não banha Minas". Eu também tenho. E também achei simpática a brincadeira. É uma forma de dizer: tudo bem, você não me quer, mas não sabe o que está perdendo... Soube depois que a ideia é antiga, lá do século dezoito. Já em 1891 Otávio Ottoni, em canção, dizia: “O mar suspira porque está longe de Minas”. Será? Será Minas, velho mar, a causa dos teus suspiros?
Mas é fato que o mineiro se trai ao falar do mar. Logo ele, tão reservado e contido, se desmancha em excessos, revela saudade. Paulo Mendes Campos diagnosticou: “O mineiro é um marujo ao qual retiraram o mar”. Maldade com o marujo mineiro. Mas lhe fez bem. Essa combinação de montanhas fez desse povo uma coisa única, dignamente bela. Talvez por isso o poeta, certa vez, tenha dito: "O mar de Minas não é no mar./ O mar de Minas é no céu,/ pro mundo olhar pra cima e navegar/ sem nunca ter um porto onde chegar."

Felipe Peixoto Braga Netto

4 comentários:

  1. Tina,

    O mar é lindo, eu amo o mar. Mas Minas não precisa, já tem beleza, aconchego, alegria, cheiro, histórias etc. Se tivesse mar, talvez não fosse tão gostoso assim.
    O céu de minas é o meu mar. Amei o post. Minas merece!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso esse MAR!!! beijos,tudo de bom e obrigado pela força e carinho! chica

    ResponderExcluir
  3. oi Tina!!!!!

    Coisa mais linda vc escreveu!!!
    Isso mesmo!!!!!!!
    Na Serra do Rola Moça, costumo dizer que navego no mar de montanhas, entre ondas de nuvens!!!!

    bjs querida!!!!!

    ResponderExcluir
  4. eu como nao gosto de mar nem de praia....e AMO poços de caldas que fica em terras mineiras, sou suspeita...rsrrs...concordo plenamente que o mar de minas é no ceu e a praia sao as montanhas....eu AMO terra, montanhas, arvores, flores, mato e...isso nao tem no mar...e essa paisagem ein?? ein??? que saudade de poços, nao to podendo nem ver foto e voce tem noção de quantas fotos de poços eu peguei na net e mais as minhas proprias?? ein?? ein??? rrsrsr beijos cheios de saudades!!! (suspirei)

    ResponderExcluir

fico muito feliz com seu comentário
Obrigada por participar